quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Respostas...

Caros colegas,
escrevo como docente desta escola, que muito carinho me "desencadeou" desde o dia em que cá entrei pela primeira vez. (Neste momento, esqueçam que pertenço à Direcção!! e desculpem o desabafo...)
O Gabinte da Geração PróFORTE foi um projecto que cresceu de duas docentes, que muitas horas deram à escola, porque sempre acreditaram que este projecto podia ser uma mais valia para a escola, um meio de mediar alguns conflitos (pois nunca se chega a todos...) entre alunos/alunos e alunos/professores. Sentíamos que algumas vezes eram conflitos desencadeados no seio da sala de aula, porque temos muitos alunos e é difícil gerir tudo, mas que no gabinete, depois de uma reflexão com o(s) aluno(s) se chegava muitas vezes a resoluções boas para ambas as partes. Com este espírito de querer contribuir para a mudança de alguns pequenos problemas o Gabinete lá se ergueu. O ano passado funcionou com um grupo restrito de docente (não havia + horas), muita carolice e boa vontade de todos em quererem mudar. O balanço foi muito positivo, embora muito se pudesse mudar. As tutorias não estavam a cargo do gabinete e sempre foi algo que nos preocupou.
Este ano o gabinete tem duas coordenadoras fabulosas, com uma dinâmica extraordinária e que muito têm tentado mudar, alterar experimentar... Parabéns por esse trabalho. As tutorias têm finalmente um rumo que está a ser construído com cada um de vocês que as desempenham da melhor forma possível. Acredito que surjam dificuldades!!! partilham-nas com os restantes elementos do gabinete. O gabinete precisa desse debate entre vós, da discussão do que corre bem ou mal, do que se pode fazer mudar... muitos alunos precisam de vós!!
Pode não vós parecer, mas talves muitos alunos só recebam atenção quando estão com cada um de vós no gabinete ou como tutores... vale a pena o nosso empenho em tentar mudar, fazer a diferença pela construção de cidadãos mais equilibrado, em que muitas vezes a família não tem tempo, não se interessa ou simplesmente não existe...
Não desistam do "nosso" menino - Gabinete, ajudem-nos a melhorá-lo e a chegar a mais e mais alunos... Ajudem-nos a fazer a diferença em alunos e professores... precisamos de todos os docentes envolvidos numa partilha de ideias, criticando, propondo...
Contam sempre com a Direcção para vós apoiar e ajudar no que for possível e impossível...
O sucesso dos nossos alunos são o sucesso de todos nós, dia-a-dia...
Desculpem o desabafo obrigado Q. pela reflexão.
Beijocas

S.S.

0 comentários:

Enviar um comentário